Desporto

Francisca Cardoso sagra-se campeã mundial de kickboxing

7 nov 2022 17:18

Atleta das Caldas da Rainha venceu na categoria amadora low kick -60 Kg

francisca-cardoso-sagra-se-campea-mundial-de-kickboxing

Francisca Cardoso, de 23 anos e das Caldas da Rainha, sagrou-se campeã do mundo de kickboxing, na categoria amadora low kick -60 Kg, no fim-de-semana, na Turquia.

"Ganhar o título é espectacular", assume ao JORNAL DE LEIRIA, após os dois combates que lhe valeram a vitória.

Certa de que o ouro é resultado "de muito trabalho, foco e dedicação", a atleta da Escola Kickboxing Fernando Paulo mostra-se “muito feliz” e não esconde o “orgulho [por] representar a bandeira portuguesa”.

"O meu objectivo para este ano era, simplesmente, combater porque estivemos parados dois anos na pandemia e perdemos muito ritmo. Por isso, correu muito bem, melhor era impossível", acrescenta, sobre a conquista na vertente da modalidade onde são permitidos pontapés e socos acima e abaixo da cintura. 

O treinador, professor na escola onde Francisca Cardoso fez formação, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), sublinhou, através das redes sociais da instituição académica, que “este título é fruto de muito trabalho num projecto de treino que conta já com dez anos”.

“A formação na ESDRM foi essencial para suprir alguns dos conhecimentos em falta, nomeadamente planeamento e aplicação prática no terreno necessários para um atleta profissional”, enalteceu.

A conquista com o carimbo do distrito de Leiria foi somada ao total de 71 medalhas arrecadadas por Portugal.

A comitiva portuguesa, composta por 83 atletas e 11 técnicos, conquistou 26 medalhas de ouro, 29 de prata e 16 de bronze.

O Campeonato do Mundo de Artes Marciais, prova mundial organizada pela ISKA – International Sport Kickboxing Association, foi disputada de 31 de Outubro a 6 de Novembro, no Kemer, Turquia.