Sociedade

Francisco Vieira vai dar nome a praça em Ourém

5 jun 2020 12:00

Homenagem póstuma marcada para o próximo dia 20 de Junho, Dia do Município de Ourém.

francisco-vieira-vai-dar-nome-a-praca-em-ourem
Com uma vida dedicada à educação e ao turismo, Francisco Vieira faleceu em 2017
Ricardo Graça

A praça localizada entre a Escola Profissional de Ourém e o Centro Escolar de Santa Teresa vai ser baptizada com o nome de Francisco Vieira, antigo director-executivo da Insignare falecido em Outubro de 2017.

A homenagem será prestada no próximo Dia do Município, que se assinala a 20 de Junho, e, segundo o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, pretende “reconhecer” o percurso de Francisco Vieira, com “uma vida dedicada à causa pública”, nomeadamente à educação, ao turismo e ao associativismo.

Natural de Fátima, formou-se em história e em administração educacional. Foi vereador na Câmara de Ourém e esteve ligado à fundação da EPO e mais tarde da Escola de Hotelaria de Fátima. Durante vários anos, desempenhou o cargo de director-executivo da Insignare, entidade que detém aquelas duas instituições de ensino, tendo passado também pela direcção da Escola Profissonal da Nazaré.

Francisco Vieira foi ainda presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima, da Região de Turismo Leiria-Fátima, do INFTUR – Instituto de Formação Turística e da SRUFÁTIMA – Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima. Leccionou, como docente convidado, no Politécnico de Leiria e desempenhou funções de consultor da Lux Development (Luxemburgo), de membro da Comissão Nacional de Aprendizagem e da direcção da Associação Turismo de Lisboa.

“Fazia todo o sentido perpetuar a sua memória na toponímia da cidade. É de inteira justiça. A praça escolhia, que ainda não tem nome, pareceu-nos o local indicada, pela proximidade à EPO, que ele ajudou a criar e a dinamizar”, refere Luís Albuquerque.