Sociedade

Freguesia das Pedreiras, em Porto de Mós, inicia comemorações do centenário

27 fev 2024 10:03

Segundo o presidente da junta, as celebrações irão “envolver toda a comunidade”, com actividades culturais, desportivas e religiosas, que culminarão com a reactivação do Festival Moinho de Vento.

freguesia-das-pedreiras-em-porto-de-mos-inicia-comemoracoes-do-centenario
Pedreiras foi elevada a freguesia e a paróquia em 1924
CM Porto de Mós

Já estão em marcha as comemorações dos 100 anos da freguesia de Pedreiras, no concelho de Porto de Mós, que se prolongarão ao longo do ano e que terminarão a 19 de Dezembro, dia da criação da freguesia.

Segundo o presidente da junta, as celebrações irão “envolver toda a comunidade”, com actividades culturais, desportivas e religiosas, que culminarão com a reactivação do Festival Moinho de Vento, que foi um dos “eventos mais importantes do concelho”.

“Queremos uma festa feita na comunidade e pela comunidade”, afirmou Pedro Pragosa, na última Assembleia Municipal, realizada na freguesia, referindo a preocupação de incluir na comissão organizadora do centenário representantes das forças vidas da localidade, onde se incluem também ex-presidentes de junta e da assembleia de freguesia.

Na intervenção que fez na assembleia municipal, o presidente da Junta das Pedreiras referiu também algumas das “preocupações” da freguesia, como a necessidade de dar continuidade aos investimentos em curso na área do saneamento básico e da requalificação de linhas de água.

O autarca falou também de alguns dos projectos em curso, como a instalação de bungalows no parque de campismo, que deverá ser “uma realidade até ao Verão”, e a criação de museu de arte cerâmica na antiga escola da Cruz da Légua.

A autarquia tenciona também transformar a antiga escola de Cabeço Roxo num albergue para peregrinos, a caminho de Fátima.