Economia

Fundo holandês compra Crisal ao grupo americano Libbey

11 jun 2022 10:29

Fábrica de vidro da Marinha Grande torna-se Leerdam Crisal Glass

fundo-holandes-compra-crisal-ao-grupo-americano-libbey

A Crisal, fábrica de vidro sediada na Marinha Grande, foi comprada ao grupo americano Libbey LLC pelo fundo de investimento holandês Anders Invest's Industriefonds.

Juntamente com a sua parceira holandesa, a Royal Leerdam, a fabricante de cristalaria da Marinha Grande torna-se agora a Leerdam Crisal Glass.

“Vamos focar-nos no negócio europeu continuando a inovar e a desenvolver produtos icónicos. Estou ansioso por dar este passo juntamente com os nossos parceiros, e continuar a oferecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade”, fez saber Antoine Jordans, director-geral da Leerdam Crisal Glass, num comunicado divulgado na passada quinta-feira, onde o valor do negócio não foi revelado.

Ao adquirir a Crisal e a Royal Leerdam, a Anders Invest compromete-se a “manter o foco na inovação e diversificação, assim como continuar a investir em novas tecnologias, designs únicos, processos de produção de alta qualidade e sustentáveis”, realçou a empresa na mesma nota.

A Crisal foi fundada em 1944, em Alcobaça, à data com o objectivo de produzir lustres em cristal e vidro doméstico.

Em 1970, inaugurou uma fábrica na Marinha Grande, com produção automática de cristalaria, tendo criado uma nova unidade fabril em 1989, na Zona Industrial da Marinha Grande, onde aumentou a sua produção em larga escala, exportando hoje para mais de 100 países dos cinco continentes.

Quanto à Royal Leerdam, remonta a 1765 e começou como uma empresa produtora de garrafas sopradas.