Economia

Fundos comunitários: 450 milhões de euros nas empresas até final do ano

10 out 2016 00:00

Governo diz que aceleração da execução é prioridade

fundos-comunitarios-450-milhoes-de-euros-nas-empresas-ate-final-do-ano-5176
Raquel de Sousa Silva

Até final do ano, 450 milhões de euros de fundos comunitários deverão ter chegado às empresas. A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, que reconhece que estas verbas “são uma alavanca essencial” num contexto em que o Estado e as autarquias têm poucos recursos próprios e o financiamento bancário "não é particularmente favorável".

Citado pela Lusa, António Costa lembrou que este executivo definiu como “prioridade” a aceleração da execução dos fundos. “Há um ano tinham sido disponibilizados às empresas quatro milhões de euros, por isso fixámos o objectivo de 100 milhões de euros em 100 dias. Hoje já atingimos os 300 milhões de euros e continuamos a trabalhar para cumprir a meta que nos propusemos de ter 450 milhões de euros financiados às empresas até ao final do ano”, frisou.

O primeiro-ministro afirmou que a prioridade do governo foi criar “boas condições” para que houvesse investimento, referindo que no primeiro concurso surgiram mais de três mil milhões de euros de projectos candidatos, no âmbito dos sistemas de incentivos Portugal 2020.