Sociedade

Furto de sinos em igrejas da região deixa paroquianos indignados

16 set 2021 18:00

Sinos e outras peças metálicas têm sido furtadas de igrejas da região. A comunidade está indignada com perdas que vão além do património material

furto-de-sinos-em-igrejas-da-regiao-deixa-paroquianos-indignados
Furtos de sinos tiveram lugar em Alcobaça e Porto de Mós
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

O sino da Igreja da Vestiaria, no concelho de Alcobaça, foi furtado na madrugada de 9 de Setembro, para indignação da comunidade, que celebrava o dia da padroeira.

Na madrugada de 5 de Setembro, tinha sucedido o mesmo na Capela de Vale de Água, em Porto de Mós. No mesmo concelho, também recentemente, foram furtadas panelas, tachos e talheres da cozinha de apoio à Capela de Casais Garridos e foi ainda danificada uma porta na Capela de Chão Pardo, numa tentativa gorada de arrombamento, explica ao JORNAL DE LEIRIA António Cardoso, pároco de Pedreiras e Juncal.

Mais do que inseguras e revoltadas com a perda de um património que a todos pertence, as populações sentem-se “feridas” com a usurpação de símbolos que marcam os seus momentos de felicidade, de dor e religiosidade.

Em quase oito anos de mandato, Isabel Costa, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria não se recorda de uma situação semelhante neste território. O sino da Igreja de Vestiaria foi furtado pelas 3 horas da manhã, quando se comemorava o dia da padroeira, Nossa Senhora da Ajuda. “Um morador ouviu grande estrondo e dirigiu-se ao local. Ainda se afastou de um carro, que quase o atropelou. Mais tarde, percebeu-se que faltava o sino de bronze”, conta a presidente, acrescentado que “o caso foi reportado às autoridades”.

“As pessoas estão revoltadas e tristes, sobretudo porque era um dia especial, da padroeira”, sublinha a autarca. O prejuízo, conta Isabel Costa, será de três a cinco mil euros. Na Capela de Vale de Ág

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ