Sociedade

Furtos de combustível aumentam

11 ago 2022 14:57

Dados da PSP e GNR de Leiria

furtos-de-combustivel-aumentam

O número de queixas por furto de combustível aumentaram este ano face a igual período de 2021. Os dados da PSP e da GNR evidenciam um maior número de ocorrências registadas e de litros de gasóleo furtados.

Entre Janeiro e Julho de 2022 foram denunciadas, “no mínimo, 21 ocorrências criminais, onde houve furto de gasóleo através de arrombamento, nas quais foram furtados mais de 3.230 litros de gasóleo, tendo apenas sido identificado um suspeito, em Alcobaça”, informa a PSP.

Nos primeiros sete meses de 2021, aquela força policial tinha recebido 16 queixas, “onde houve furto de gasóleo através de arrombamento, nas quais foram contabilizados um total de 1.930 litros de gasóleo furtados, tendo sido detidos dois indivíduos e identificados outros dois pela prática deste tipo de crime”.

“Os furtos de combustível acima indicados não contemplam os furtos praticados nos postos de abastecimento de combustíveis, através de abastecimento com fuga”, esclarece o comandante distrital da PSP de Leiria, em suplência.

Aquele responsável ressalva que as ocorrências de furto de combustível estão habitualmente associadas a outro tipo de ilícito criminal, “pelo que torna difícil fornecer dados mais concretos solicitados”.

Na área de actuação do Comando Territorial de Leiria da GNR, o primeiro semestre de 2022 tem registo de 45 ocorrências envolvendo o furto de combustível, tanto em veículos como em máquinas industriais/agrícolas.

Em igual período de 2021, a GNR contabilizava 32 furtos. “Adicionalmente informamos ainda que, tanto em 2021 como em 2022, não existe registo de detenções por este tipo de crime”, revela a GNR.

O número

3.230

litros de gasóleo foram furtados nos primeiros sete meses deste ano, quase o dobro do ano passado, segundo a PSP. Na área da GNR, o número de denúncias também aumentou