Sociedade

Futuro dos recifes artificiais pode passar pelo turismo subaquático

19 set 2021 15:00

Município da Nazaré monitoriza projecto iniciado há uma década

futuro-dos-recifes-artificiais-pode-passar-pelo-turismo-subaquatico
Câmara estuda impacto dos recifes e potencialidades do complexo
DR
Daniela Franco Sousa

Instalados na enseada da Nazaré em 2010, os recifes artificiais tinham por principal objectivo promover a biodiversidade e a sustentabilidade dos recursos. Volvida uma década, e já totalmente ocupados pelas mais diversas espécies marinhas, estes recifes estão agora a ser monitorizados pelo município, que quer avaliar o impacto prático do projecto.

E, adianta ao JORNAL DE LEIRIA Orlando Rodrigues, vereador do Ambiente, já se estudam novas valências para o local. Promover mergulhos e o turismo em meio subaquático é uma das mais-valias que ali pode ser potenciada e na qual vários operadores já se mostraram interessados, nota o autarca.

“A problemática da diminuição dos recursos pesqueiros, resultante da sobre-exploração, a diversidade de artes de pesca e a baixa selectividade muitas vezes associada a esta actividade, levaram à necessidade de adoptar uma estratégia de ordenamento e gestão dos recursos pesqueiros”.

Foi com este intuito que a Câmara Municipal da Nazaré e o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar desenvolveram o projecto Viver o Mar (um investimento superior a 1,2 milhões de euros, com comparticipação de fundos comunitários), que incluía a instalação de recifes artificiais, e que tinha o Politécnico de Leiria entre os seus parceiros.

Pretendia-se “possibilitar oaumento dos recursos pesqueiros e, assim, incrementar os rendimentos da pesca”. Com a colocação dos módulos, dar-se-ia “um aumento da produção biológica, a diversificação das espécies e a criaç

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ