Sociedade

Gaguez debatida na Escola Superior de Saúde de Leiria

20 out 2015 00:00

As jornadas, organizadas pelo Instituto Politécnico de Leiria em parceria com a Associação Portuguesa de Gagos, realizam-se no próximo sábado

A Escola Superior de Saúde de Leiria vai debater a gaguez. (Foto: Ricardo Graça)

Há Voz e à Vez: Gaguez, uma oportunidade para a Comunicação é o mote das IX Jornadas sobre Gaguez, organizadas pela Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, em conjunto com a Associação Portuguesa de Gagos, que assinala dez anos de vida.

“Nestas jornadas celebramos a tomada de consciência de que temos a 'voz' que fomos assumindo, e a 'vez' que queremos ter em todas as situações do dia-a-dia, explica Daniel Neves, presidente da Associação Portuguesa de Gagos, citado num comunicado de imprensa.

As jornadas pretendem ser um espaço de partilha e reflexão sobre o direito à gaguez, a terapêutica da gaguez e o cruzamento multidisciplinar das terapias de ajuda à gaguez, bem como visam sensibilizar a sociedade e os poderes públicos para a necessidade de medidas de apoio terapêutico às pessoas com gaguez.

“Neste encontro procuramos dar assim um contributo sereno sobre o que significa ser pessoa com gaguez, ao mesmo tempo que promovemos o encontro e a partilha com relevantes conhecimentos e práticas terapêuticas que nos auxiliam neste processo de redescoberta na gaguez”, acrescenta Elsa Soares, professora adjunta do curso de licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde.

O debate inicia-se às 9:30 horas com o tema As máscaras da gaguez, onde serão apresentadas as múltiplas formas como os indivíduos experienciam a gaguez. Às 11 horas está marcada a primeira sessão paralela de workshops, orientados por terapeutas da fala, que abordam temas como Gaguez transitória e gaguez efetiva em idade pré-escolar: avaliação e intervenção, Solution Focused Therapy e gaguez e Atitudes e conhecimentos da população portuguesa acerca da gaguez: a confirmação das nossas (piores) suspeitas?

No período da tarde, na segunda sessão paralela de workshops vários terapeutas da fala analisam as temáticas Gaguez e linguagem – qual a relação?, Terapia em gaguez como processo narrativo, e A família (também) vai à terapia: gaguez e família.

As jornadas terminam com o painel Vozes na gaguez, que integra a partilha da experiência de pessoas que gaguejam e de alguns dos seus interlocutores mais directos.

Esta iniciativa destina-se a pessoas que gaguejam e seus familiares, professores e outros educadores, técnicos, estudantes e docentes da área terapêutica, escolas, associações e interessados no tema.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem consultar o site: http://www.gaguez-apg.com.

 

Consulte o programa em anexo.