Economia

Galochas 'made in Leiria' calçam profissionais de todo mundo

8 abr 2016 00:00

Planeta Plásticos produz mais de quatro milhões de pares por ano

galochas-made-in-leiria-calcam-profissionais-de-todo-mundo-3654
Raquel de Sousa Silva

Dos 5,5 milhões de pares de galochas vendidos anualmente pelo Grupo Hevea, 4,5 milhões são produzidos em Leiria, na Planeta Plásticos, também conhecida como Dunlop, marca dos artigos que fabrica.

Desde 2000 que esta unidade situada no Alto Vieiro produz todo o calçado em PVC do grupo holandês, que na sua unidade da Holanda fabrica o calçado em poliuretano. Com 105 trabalhadores, a empresa da cidade do Lis obteve no final do ano passado um volume de negócios de 20 milhões de euros.

“Melhoria contínua”. É esta a visão do grupo para cada uma das suas fábricas. Em Leiria têm sido feitos investimentos constantes em três vertentes: aumento da capacidade/automatização do processo produtivo, inovação e higiene, segurança/condições de trabalho, diz Paulo Caridade, sem revelar os montantes envolvidos.

O administrador-delegado explica que a ambição é atingir uma produção de cinco milhões de pares de botas, num horizonte de dois anos, pelo que está previsto um investimento “interessante” num aumento de 10% na capacidade produtiva e em mais automatização.

Cerca de 80% das vendas do grupo são botas de segurança, destinadas a trabalhadores de indústrias como a construção, petroquímica, agricultura ou alimentar. “Tentamos que os nossos produtos tenham um grande desempenho, conforto e qualidade.

Queremos ser uma empresa global, líder de mercado neste tipo de calçado”, afirma o administrador-delegado da Planeta Plásticos. “Faz parte da nossa visão sermos um parceiro com muito valor para os nossos clientes”. E quem são os clientes do Grupo Hevea?

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo