Economia

Gastronomia de Leiria: "Leitão da Boa Vista" vai ser marca registada

16 abr 2021 11:34

Plano para designação protegida será apresentado amanhã, dia 17 de Abril

gastronomia-de-leiria-leitao-da-boa-vista-vai-ser-marca-registada
Produção local, molho e técnica de preparação tornam este leitão singular e único
DR

Um dos patrimónios gastronómicas do concelho de Leiria, o Leitão da Boa Vista vai ser marca e receber apoio com vista à protecção da sua denominação e características.

A nova marca será lançada amanhã, dia 17 de Abril, com uma campanha online que se estenderá até 2 de Maio. Durante o lançamento, será possível encomendar o Leitão da Boa Vista, em www.leiriamarket.pt, com serviço gratuito de entregas em todo o País.

Os residentes em Leiria podem, também, encomendar o Leitão da Boa Vista, usufruindo do serviço gratuito de entregas, no âmbito do Leiria no Prato.

Este é um projecto dinamizado pelo município, em parceria com a União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e com a Acilis, privilegiando a produção local.

De notar que a técnica de assadura é diferente da de outros pontos do País, devendo ser efectuada em forno a lenha, com o leitão aberto e de acordo com as receitas tradicionais, com empratamento e  acompanhamentos como o molho à base de alho e pimenta ou as batatas fritas às rodelas finas, o arroz de miúdos, a salada de alface e pão.

Para saber mais, consultar www.leitaodaboavista.pt.

"O melhor Leitão é produzido e assado na região de Leiria

O Leitão da Boa Vista é uma marca que pretende ligar e valorizar o setor da produção, assadura e restauração, afetas a este produto, representando o melhor que a região de Leiria tem para oferecer aos atuais e futuros apreciadores do bom leitão.

Leiria é já uma zona muito forte na produção de leitão [essencialmente na freguesia da Boa Vista, entendendo-se a freguesias vizinhas], tendo também uma boa oferta de assadores e restaurantes que servem o popular leitão assado, conhecido como Leitão à Boa Vista."