Sociedade

"Gisele" traz agravamento das condições meteorológicas

14 mar 2018 00:00

Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou para o agravamento das condições meteorológicas previstas para hoje, com precipitação, intensificação do vento, queda de neve e agitação marítima.

gisele-traz-agravamento-das-condicoes-meteorologicas-8312

"Prevê-se a ocorrência de precipitação, vento forte (ao longo do dia) e queda de neve a partir da cota dos 1800 metros, diminuindo (a partir da tarde) para a cota dos 1000 metros, nas regiões centro e norte", refere a ANPC em comunicado, acerca da depressão meteorológica, Gisele.

Segundo o documento, a precipitação acumulada poderá atingir 30 mm entre as 00 e as 12 horas e 40 mm nas 12 horas seguintes, especialmente a norte do Tejo.

"O vento pode atingir rajadas máximas de 100 quilómetros/hora, podendo ser pontualmente superior nas zonas mais expostas ou elevadas", acrescenta. Para hoje, é também esperada agitação marítima forte, estando previsto que, a partir das 15 horas, as ondas sejam de Oeste/Noroeste e atinjam uma altura máxima de quatro a cinco metros em toda a costa, situação que se pode prolongar até 16 de Março.

A ANPC refere que devido ao agravamento das condições meteorológicas podem ocorrer danos em estruturas, queda de árvores, cheias rápidas em meio urbano, formação de lençóis de água, desabamentos ou acidentes na orla costeira, aconselhando a população a adoptar os comportamentos adequados.

Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, uns devido a agitação marítima e outros por causa da chuva e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O aviso para a precipitação vai estar em vigor entre as 12 e as 18 horas. Estes distritos vão estar também sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora, podendo atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 9 e as 15 horas de hoje. Os distritos de Santarém, Portalegre, Lisboa, Santarém, Leiria, Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 15 horas, devido a vento forte.

O IPMA emitiu também aviso amarelo entre as 15 de hoje e as 6 horas de sexta-feira para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de Oeste com quatro a cinco metros, passando gradualmente a ondas de Noroeste.

Lusa/JORNAL DE LEIRIA