Sociedade

GNR actua contra pesca ilegal e resgata 8,5 quilos de meixão

10 mai 2021 15:14

O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar os seis mil euros por quilo

gnr-actua-contra-pesca-ilegal-e-resgata-85-quilos-de-meixao
Acção da GNR decorreu no concelho da Nazaré
GNR

Dois homens foram identificados e 8,5 quilos de meixão apreendidos, durante uma acção de fiscalização à pesca ilegal no concelho da Nazaré, informou hoje a GNR.

Este domingo, 9 de Maio, os militares da Guarda detectaram dois homens a retirar do rio Alcoa uma rede ilegal para a captura de meixão. No decorrer das diligências policiais, para além do meixão, foi apreendido um tanque de cerca de 200 litros, com um sistema de oxigenação da água acoplado, bem como uma rede ilegal para a captura de meixão com cerca de 26 metros, refere o comunicado da GNR, cuja intervenção esteve a cargo da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré.

Os indivíduos, de 32 e 54 anos, foram identificados, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria.

O meixão foi devolvido ao seu habitat natural.

"A enguia europeia, Anguilla anguilla, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie", assinala a GNR. "O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo".