Sociedade

GNR "apanhou" 61 condutores sob efeito de álcool durante a operação "Peregrinação Segura 2022"

17 mai 2022 10:47

Polícia identificou cinco falsas medalheiras em Fátima

gnr-apanhou-61-condutores-sob-efeito-de-alcool-durante-a-operacao-peregrinacao-segura-2022
.
Ricardo Graça

No balanço da Operação “Peregrinação Segura 2022”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que detectou 61 infracções por condução sob o efeito do álcool, 310 por excesso de velocidade de um total de 11.573 condutores fiscalizados, tendo levantado 1.473 autos de contraordenação ao Código da Estrada.

Até 15 de Maio, a GNR interveio nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, com o fim de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes.

Durante toda a operação foram realizadas  2 139 acções, entre elas, 787 de apoio aos peregrinos em deslocamento, havendo sido reportados três incidentes sem gravidade.

Na segunda fase da operação, que "iniciou a 12 de Maio e se prolongou até 15 de Maio, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal", refere a GNR em nota.

Como apoio aos peregrinos internacionais, a força policial manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrol e contou com a colaboração da Guardia Civil.

Nesta segunda fase, a GNR registou como ocorrências mais significativas:

·         Apoio a oito pessoas perdidas;

·         Seis pessoas desaparecidas e posteriormente localizadas;

·         Quatro pessoas assistidas pelos militares e posteriormente encaminhadas para a Autoridade Nacional de Protecção Civil;

·         Nove extravios de carteiras e chaves;

·         Quatro furtos;

·         19 objectos recuperados;

·         Cinco falsas medalheiras identificadas;

·         12 autos de contra-ordenação levantados por venda ambulante.