Sociedade

GNR apreende 345 suínos em exploração ilegal em Colmeias

6 mar 2024 18:09

Militares detectaram efluentes pecuários sem tratamento deitados directamente para o solo e ribeiro da Gunha

gnr-apreende-345-suinos-em-suinicultura-ilegal-em-colmeias
Fiscalização surgiu de uma denúncia anónima
GNR

Os militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR Leiria apreenderam 345 suínos numa suinicultura ilegal, em Colmeias, ontem, terça-feira.

Segundo um comunicado do Comando Territorial de Leiria da GNR, os militares deslocaram-se à exploração na sequência de uma denúncia sobre a existência de uma suinicultura a operar de forma ilegal.

No local, os elementos do SEPNA verificaram que a exploração não possuía qualquer tipo de licenciamento da actividade pecuária e detetaram ainda infracções ambientais.

A GNR elaborou um auto de contra-ordenação por rejeição de efluentes pecuários sem tratamento directamente para o solo e linha de água, nomeadamente no ribeiro da Gunha, afluente da Ribeira de Agodim.

O valor da coima pode variar entre os 24 mil e os 144 mil euros.

O suspeito foi ainda notificado por abandono de cadáveres de animais mortos na exploração, cujo valor da coima pode variar entre os 250 e os 44.890 euros.

Os factos foram comunicados à Divisão de Alimentação e Veterinária de Leiria, da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Na nota de imprensa, a GNR salienta que, “consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente”.

A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.