Sociedade

GNR apreende 474 quilos de pescada subdimensionada em Porto de Mós

7 mai 2022 14:59

Pescado foi entregue a instituições de solidariedade social

gnr-apreende-474-quilos-de-pescada-subdimensionada-em-porto-de-mos

O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz apreendeu 474 quilos de pescada subdimensionada, no concelho de Porto de Mós, na quarta-feira, anunciou hoje a GNR.

No âmbito de uma acção de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram um veículo, tendo constatado que o indivíduo transportava a pescada sem que esta tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão, refere um comunicado.

A GNR identificou um homem de 34 anos e elaborado um auto de contra-ordenação, cuja coima pode atingir um valor máximo de 37.500 euros.

A pescada apreendida, depois de submetida a verificação higio-sanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

"A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objectivo é assegurar a maturação sexual dessa espécie, assim como, gerir a actividade piscatória sobre a mesma, garantido a sua correta preservação e conservação", lê-se ainda no comunicado.