Sociedade

GNR apreende cerca de um quilo de meixão na Marinha Grande

11 mai 2022 12:19

Polícia identificou quatro homens, com idades compreendidas entre os 29 e os 58 anos

gnr-apreende-cerca-de-um-quilo-de-meixao-na-marinha-grande

O Posto Territorial de Vieira de Leiria da GNR apreendeu 997 gramas de meixão junto à foz do rio Lis, no concelho da Marinha Grande, informou hoje aquela polícia.

Numa nota de imprensa, o Comando Territorial de Leiria da GNR adiantou que a apreensão, que decorreu na segunda-feira, surgiu no âmbito de uma ação de fiscalização na freguesia de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande.

Na acção, os militares da Guarda “detetaram a presença de vários indivíduos no local, os quais faziam uso de diversos utensílios para a captura ilegal de meixão que, devido às suas características, são extremamente lesivos à fauna existente”.

A GNR identificou quatro homens, com idades compreendidas entre os 29 e os 58 anos, tendo sido apreendido o meixão, bem como o material utilizado na captura desta espécie.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao habitat natural e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Marinha Grande.

Segundo a GNR, a enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.