Sociedade

GNR apreende mais de 100 quilos de pescada

12 mai 2021 11:45

Fiscalização confisca pescada subdimensionada

gnr-apreende-mais-de-100-quilos-de-pescada
Pescada foi apreendida nas imediações do cais de descarga da Lota da Docapesca
DR

O Controlo Costeiro da GNR da Nazaré apreendeu ontem, naquele concelho,104 quilos de pescada subdimensionada, com o valor estimado de 1 040 euros.

De acordo com a GNR, a apreensão foi realizada no âmbito de uma acção de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco.

"Os militares da guarda detectaram, nas imediações do cais de descarga da Lota da Docapesca, um indivíduo na posse de 104 quilos de pescada, sem que esta tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, o que na sua apreensão", informa a GNR.

"Foi elaborado um auto de contra-ordenação, punível com uma coima que pode ascender ao valor máximo de 37 500 euros", prossegue a mesma fonte.

O pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social, salienta a guarda.

A GNR alerta para a necessidade de uma gestão sustentável do pescado e para o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objectivo "é melhorar a rentabilidade potencial do recurso".