Sociedade

GNR apreende mais de 600 quilos de pescada de tamanho abaixo do legal em Alcobaça

25 jun 2021 14:52

Detentora do pescado, de 37 anos, foi identificada, tendo sido elaborado um auto de contra-ordenação

gnr-apreende-mais-de-600-quilos-de-pescada-de-tamanho-abaixo-do-legal-em-alcobaca
Pescado tinha tamanho abaixo do legalmente estabelecido
GNR

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, da Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana, apreendeu ontem, dia 24, mais de 600 quilos de pescada subdimensionada, de tamanho inferior ao legalmente permitido, com o valor estimado de 6.800 euros, no concelho de Alcobaça.

"No âmbito de uma acção de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco, os militares da GNR detectaram uma mulher na posse de 680 quilos de pescada sem que tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão", revela a guarda em comunicado.

A detentora do pescado, de 37 anos, foi identificada, tendo sido elaborado um auto de contra-ordenação cuja coima pode ascender ao valor máximo de 37.500 euros.

A pescada apreendida, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

"A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objectivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso."