Sociedade
GNR apreendeu 108 quilos de pescada na Nazaré
Peixe não cumpria as dimensões mínimas legais para a captura. Foi entregue a instituições sociais.
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do seu destacamento da Nazaré, aprendeu, esta terça-feira, 108 quilos de pescada sub-dimensionada, com o valor estimado de 1.080 euros.
A apreensão aconteceu na Nazaré e, depois de submetido à verificação higiossanitária, o pescado foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
Em comunicado, a GNR explica que a apreensão aconteceu no âmbito de uma acção de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco.
Durante a acção, os militares da Guarda “detectaram um indivíduo na posse de 41 quilos de pescada sem que tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão”.
Além disso, foram também encontrados 67 quilos de pescada sub-dimensionada nas imediações do cais de descarga da lota da Docapesca da Nazaré, tendo sido também apreendidos.
Naquela nota de imprensa, a GNR informa que os militares procederam à identificação de um homem de 49 anos, tendo sido elaborados dois autos de contra-ordenação, puníveis com uma coima que pode ascender ao valor máximo de 37.500 euros.