Sociedade

GNR de Leiria detecta descarga ilegal de efluentes pecuários

28 jan 2021 16:16

Empresa responsável foi identificada e alvo de processo de contra-ordenação.

gnr-de-leiria-detecta-descarga-ilegal-de-efluentes-pecuarios
GNR

A GNR de Leiria, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA), detectou uma descarga ilegal de um efluente pecuário a ser feita directamente para o solo. A situação foi identificada na localidade de Texugueira, no concelho de Leiria.

Em comunicado, a GNR informa que, no decorrer de uma acção de policiamento, realizada esta terça-feira, os militares da detectaram uma empresa de exploração suinícola a efectuar “uma descarga ilegal de efluentes pecuários, provenientes de uma fossa de armazenagem, directamente para o solo e sem qualquer mecanismo que assegurasse a sua depuração”.

Na sequência desta acção foi elaborado um auto de contra-ordenação ambiental à empresa, punível com uma coima que pode ascender aos 200 mil euros por se tratar de uma pessoa colectiva.

De acordo com dados recentemente divulgados pela Agência Lusa, no ano passado, a GNR registou, no distrito, 14 denúncias de descarga de efluentes pecuários e abriu cinco processos-crime e nove processos de contra-ordenação.

Nesse ano, segundo a GNR, “o recurso hídrico mais afectado foi o rio Lena, nas localidades de Porto de Mós e Batalha”.

Já no ano anterior, “foram registadas oito denúncias que resultaram em três processos-crime e cinco processos de contra-ordenação pelos mesmos motivos”, sendo que em 2019 “o recurso hídrico mais afectado foi a ribeira dos Milagres, nas localidades de Texugueira e Bidoeira de Cima”, no concelho de Leiria.