Sociedade

GNR detecta duas descargas ilegais de efluentes pecuários em 48 horas

9 fev 2021 11:22

Descargas identificadas nos concelhos de Porto de Mós e de Leiria.

gnr-detecta-duas-descargas-ilegais-de-efluentes-pecuarios-em-48-horas
Descarga em Boieira, Porto de Mós
DR

O Núcleo de Protecção Ambiental de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) detectou, a 7 e 8 de Fevereiro, duas descargas ilegais de efluentes pecuários provenientes de duas explorações suinícolas nas localidades de Boieira e Amor, nos concelhos de Porto de Mós e Leiria, respectivamente.

No decorrer de acções de policiamento direccionadas para a prevenção e detecção de alterações às características dos recursos hídricos, os militares da GNR encontraram, em duas situações distintas, descargas de efluentes pecuários a escorrer livremente para o solo, directamente de um tubo de polietileno, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.

Descarga em Amor

 

Foram identificados os autores das descargas e elaborados dois autos de contra-ordenação, que foram remetidos para a Administração da Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente.

A coima pode ascender a 144 mil euros.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.