Sociedade

GNR elimina ninho de vespas velutinas em Valado dos Frades

12 jun 2020 17:37

No decorrer de uma acção de patrulhamento, os militares localizaram o ninho que se encontrava no tecto do palco de uma colectividade.

gnr-elimina-ninho-de-vespas-velutinas-em-valado-dos-frades
O ninho de vespa foi queimado
DR

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, detectou um ninho de vespa velutina, na localidade de Fanhais, em Valado dos Frades, concelho de Nazaré, no passado dia 10 de Junho.

No decorrer de uma acção de patrulhamento, os militares localizaram o ninho que se encontrava no tecto do palco de uma colectividade, refere uma nota de imprensa.

No seguimento das diligências foi informada a Proteção Civil de Nazaré e o ninho foi destruído com recurso a queima.

A GNR informa que a presença da vespa velutina é uma espécie não indígena, predadora natural das abelhas e outros insectos, o que pode "eventualmente originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de vespas nativas e nas populações de outros insectos, representando um risco para a apicultura, para a produção agrícola e para o ambiente".

Nesse sentido, recorda ainda a GNR, esta espécie foi classificada, em Julho de 2016, como espécie exótica invasora de preocupação para a União Europeia.

A detecção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina deverá ser comunicada através da Linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, através do número 808 200 520, alerta a GNR.

Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efectiva comunicação da suspeita, que passa pela inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt.