Sociedade

GNR identifica duas suiniculturas suspeitas de descargas ilegais em Amor

27 jan 2016 00:00

GNR enviou dois autos de notícia por crime de poluição para o Tribunal de Leiria

gnr-identifica-duas-suiniculturas-suspeitas-de-descargas-ilegais-em-amor-2914

 A GNR de Leiria anunciou hoje ter identificado duas suiniculturas suspeitas de descarga de efluentes para a ribeira de Fagundo, na freguesia de Amor, no concelho de Leiria. 

Em comunicado, a GNR informa que os militares do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Leiria detectaram duas fontes de poluição na ribeira do Fagundo, na manhã de ontem, terça-feira. 

"Esta acção surge na sequência de uma denúncia de descargas de efluentes, que numa pronta resposta desta guarda levou à detecção e visualização de uma descarga de efluentes, realizada por uma exploração suinícola, com recurso a um tubo plástico introduzido na lagoa de depuração dos efluentes, onde, com o auxílio da força da gravidade, os mesmos eram encaminhados para uma vala, desaguando naturalmente no referido curso de água", refere o comunicado. 

A nota de imprensa diz ainda que foi detectada ainda "uma outra fonte de poluição, efectuada por uma outra exploração pecuária, com descargas de efluentes para o solo", permitindo o "seu escoamento natural para um coletor de águas pluviais, com ligação à ribeira em causa". 

Fonte da GNR de Leiria disse que os "infractores foram identificados" e "após a recolha de toda a informação, vestígios e indícios" foram elaborados dois autos de notícia por crime de poluição, que foram remetidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Leiria.