Sociedade

GNR mobiliza cerca de 360 militares para peregrinação em Fátima

12 out 2022 09:23

Nesta última grande peregrinação do ano, que decorre hoje e amanhã, a GNR volta a contar com apoio de drones na operação de segurança.

gnr-mobiliza-cerca-de-360-militares-para-peregrinacao-em-fatima
Peregrinação começa hoje
Ricardo Graça/Arquivo

A GNR vai reforçar o patrulhamento em Fátima e nas principais vias de acesso à Cova da Iria, para a peregrinação do 13 de Outubro, que começa esta tarde e que será presidida pelo bispo de Leiria e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas. 

Para a Operação Trindade 2022, a GNR vai contar com cerca de 360 militares (180 em cada um dos dias). Este efectivo inclui meios do dispositivo territorial de trânsito e da estrutura de investigação criminal.

No terreno haverá ainda patrulhas de bicicleta e a cavalo, elementos de ordem pública e das operações especiais e da brigada de inactivação de explosivos, apoiados pelo sistema de videovigilância instalado na Cova da Iria. Tal como acontece nas outras grandes peregrinações deste ano, serão também utilizados drones para vigilância e apoio à decisão.

Em comunicado, a GNR aconselha os peregrinos a chegar atempadamente ao Santuário para evitar filas. Identificar, fotografar ou memorizar o local onde se estaciona o automóvel são outras das recomendações feitas pela GNR.

Os peregrinos são ainda aconselhados a não deixar à vista pertences no interior dos veículos, a transportar a carteira ou o telemóvel em local próximo do corpo e a ter sempre o telemóvel com bateria e contacto dos elementos de grupo.

Santuário recebeu inscrição de 95 grupos

Para esta peregrinação, há 95 grupos de 25 nacionalidades inscritos junto dos serviços do Santuário. Itália é o país com mais grupos (19), seguindo-se Portugal e Polónia (ambos com 10), Espanha, EUA e França (com oito grupos cada) e Brasil e Reino Unido (os dois com quatro).

Há ainda peregrinos oriundos de latitudes tão diversas como Cabo Verde, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Filipinas, Senegal ou Hati. 

Até Setembro deste ano, o Santuário registou 2.133 grupos, número que representa mais do dobro do total do ano passado, que foi de 1.036 grupos.

A instituição frisa, no entanto, que há "muitos mais peregrinos que não se inscrevem do que aqueles que se inscrevem e isso percebe-se durante o Verão, sobretudo, ao domingo".