Sociedade

GNR trava descarga ilegal em Porto de Mós

7 dez 2023 16:40

Autor da descarga não tem antecedentes e será alvo de uma contra-ordenação

gnr-trava-descarga-ilegal-em-porto-de-mos

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria do Comando Territorial de Leiria da GNR conseguiu travar uma descarga ilegal de efluentes pecuários no concelho de Porto de Mós, na quarta-feira, dia 6.

No decorrer de uma acção de fiscalização habitual, os elementos do SEPNA detectaram, em flagrante, uma descarga de efluentes proveniente de uma exploração pecuária, directamente dos núcleos de produção, sem que existisse qualquer mecanismo de tratamento ou depuração, refere uma nota de imprensa.

A descarga estava a desaguar para a linha de água de Ribeira da Calvaria, um afluente do Rio Lena, na localidade de Calvaria de Cima, no concelho de Porto de Mós.

A pronta intervenção dos elementos permitiu travar a descarga dos efluentes.

O autor da descarga ilegal foi identificado e, segundo fonte da GNR, não tem antecedentes pelo mesmo tipo de irregularidade.

Foi elaborado um auto de notícia, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o suspeito será alvo de uma contra-ordenação, punível no valor máximo de 144 mil euros.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção ambiental e dos animais.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.

O Comando Territorial de Leiria da GNR tem tido uma atenção especial à questão ambiental, pelo que irá lançar, uma vez mais, a operação Clean Water, que decorrerá entre os dias 15 de Dezembro a 15 de Abril.