Sociedade

Go Bao: a ligação mais rápida entre Fátima e Taiwan (com galeria)

8 jul 2018 00:00

Para fora, cá dentro

go-bao-a-ligacao-mais-rapida-entre-fatima-e-taiwan-com-galeria-8911

Um pequeno pão cozinhado a vapor que imita os mercados nocturnos de Taiwan é o elemento central do projecto Go Bao.

Aos comandos da viagem pela gastronomia asiática segue o cozinheiro Tiago Ferreira, que durante os dois anos que esteve emigrado em Londres se deixou encantar pelas maravilhas da street food no percurso diário para o trabalho.

Das primeiras ideias na capital inglesa ao negócio em nome próprio inventado em Portugal foi só uma questão de encontrar o tempero adequado. Desde Novembro de 2017, o Go Bao funciona junto ao edifício dos bombeiros voluntários de Fátima, no edifício shopping center mas, entretanto, também está na estrada a primeira carrinha Go Bao, que materializa o conceito de comida de rua para saborear em regime portátil.

Na base, em Fátima, as partidas com destino a Taiwan alimentam-se de várias combinações em torno do pão branco cozinhado a vapor, o tradicional bao, famoso em algumas partes do mundo, mas não tanto, pelo menos até à data, em Portugal.

Do original, com barriga de porco, molho hoisin, pepino, coentros e amendoim, ao bao de bacalhau, que além do fiel amigo inclui maionese de ervas, pimentos e azeitonas. Também há uma versão com mozzarella, maçã, mel e nozes e outra com frango, alface iceberg, cebola frita, molho ranch e crocantes de bacon.

Sempre com o objectivo de proporcionar “uma experiência gastronómica diferente”, explica Tiago Ferreira. As opções de menu variam entre 5,80 euros (com meio frango frito à maneira de Taiwan) e 13,50 euros (o mais completo).

Nas entradas para partilhar encontram-se gyosas de porco, frango ou vegetais, dim sun de camarão, salada asiática e camarão panado com panko. Nas sobremesas, destaca-se o brownie de chocolate e avelã com matcha (chá verde em pó).

No Go Bao, a cozinha é o pretexto para mergulhar na cultura oriental e também a decoração contribui para a experiência, num espaço que ambiciona ser a ligação mais rápida entre Fátima e Taiwan, sem esquecer as mais recentes tendências de consumo na restauração.

“Temos na nossa ementa algumas apostas vegetarianas, alguns dos nosso

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ