Sociedade

Governo cria portal que é um guia prático para a crise do Covid-19

20 mar 2020 10:31

Portal divulga um conjunto de informação para apoiar cidadãos, famílias e empresas.

governo-cria-portal-que-e-um-guia-pratico-para-a-crise-do-covid-19

O Governo criou um portal (https://covid19estamoson.gov.pt) que funcionar como um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas na crise do Covid-19.

Através do site, será possível obter informação sobre os apoios disponibilizados pelo Governo e sobre as medidas adoptadas em cada área governativa. São também facultados formulários, como a declaração para efeitos de isolamento, e a legislação especificamente aprovada para a situação actual, bem como as diferentes comunicações do Governo nesta matéria.

O portal disponibiliza também a lista completa dos contactos de emergência criados pelos diversos serviços públicos para que, de “forma simples e eficiente”, o cidencontre a resposta que procura.

No caso das empresas, estas podem consultar as medidas excepcionais criadas para os diferentes sectores, incluindo aqui as linhas de crédito que foram já criadas,

No portal são ainda listadas diversas soluções tecnológicas para cidadãos, empresas, escolas e outras organizações, que ajudarão a implementar rotinas de teletrabalho neste período. Estas opções resultam de uma parceria com algumas das principais empresas tecnológicas e operadores de telecomunicações.

Há também uma área com perguntas, respondidas por entidades oficiais, como a Direcção-Geral da Saúde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o INFARMED.

O portal disponibiliza ainda dados estatísticos, que permitem fazer o acompanhamento da evolução da epidemia através dos dados oficiais.