Saúde

Governo diz que pico da gripe começou a recuar sem caos nas urgências

13 jan 2017 00:00

Responsáveis admitem que "o pico (da gripe) já foi atingido".

governo-diz-que-pico-da-gripe-comecou-a-recuar-sem-caos-nas-urgencias-5745

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, afirmou que as estatísticas revelam um recuo no pico da gripe sem se ter instalado o caos nas urgências, ao contrário do que alguns anteviam.

"Ao contrário do que se dizia nem se instalou o caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nem nos hospitais e (nem) os serviços sentem incapacidades de dar respostas", afirmou o governante, no hospital de Macedo de Cavaleiros, um dos pontos de passagem da visita que está a fazer hoje ao distrito de Bragança.

O secretário de Estado da Saúde assegurou que aquilo que se tem assistido nesta semana pelo país fora com a chegada do pico da gripe "é , em todos os serviços de urgência, uma diminuição" da afluência.

Manuel Delgado ressalvou que não é uma redução "substancial, mas estatisticamente significativa da procura", o que leva os responsáveis a admitir que "o pico (da gripe) já foi atingido".

O secretário de Estado não descarta que possa ainda haver alguma surpresa com o recrudescimento do frio, em regiões como a de Bragança, por exemplo, porém mostrou-se convicto de que "no essencial, as coisas estão bem controladas".

Lusa