Economia

Governo e clusters assinam pactos sectoriais em Leiria

9 abr 2019 00:00

Evento decorre amanhã, quarta-feira, na Nerlei, com a presença do primeiro ministro e do ministro-adjunto e da economia

governo-e-clusters-assinam-pactos-sectoriais-em-leiria-10118
Raquel de Sousa Silva

António Costa e Pedro Siza Vieira vão estar amanhã em Leiria, onde participam na cerimónia de assinatura dos Pactos Sectoriais para a Competitividade e Internacionalização, celebrados entre o Ministério da Economia e três dos 20 clusters reconhecidos pelo IAPMEI em 2017.

O evento, agendado para as 11:30 nas instalações da Nerlei, decorre no âmbito do Programa Interface e envolve os clusters Engineering & Tooling, com particular expressão na região de Leiria/Marinha Grande, Automóvel e Produtech – Tecnologias de Produção.

Segundo o IAPMEI, estes clusters representam 36,7 mil milhões de euros de volume de negócios, e mais de 16 mil milhões de euros em exportações, “correspondendo a um peso significativo na economia nacional”. Em termos de emprego, asseguram cerca de 400 mil postos de trabalho.

“Os Pactos Sectoriais de Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto de novas iniciativas nos domínios da digitalização das industrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos factores de atractividade externa do país, na internacionalização e na promoção da investigação e desenvolvimento, incentivando, nomeadamente, o desenvolvimento de uma economia circular e uma eficaz transição energética e ecológica e, ainda, na melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas”, aponta o IAPMEI.

O objectivo é “mobilizar a sociedade civil para uma estratégia e missão comuns, associadas às dinâmicas de trabalho em rede, indutoras do desenvolvimento de iniciativas colaborativas orientadas para a concretização de objectivos de eficiência colectiva”.

Leia mais na edição impressa, esta quinta-feira