Desporto

Grandes do futebol já pescam jogadoras em Leiria

13 jan 2022 10:31

Ainda sem as atenções dedicadas ao futebol masculino, as meninas começam a afirmar-se dentro das quatro linhas e clubes grandes, como Sporting, já captam craques a pensar no futuro

grandes-do-futebol-ja-pescam-jogadoras-em-leiria
Matilde Nave assinou no início da época pelo Sporting
JOÃO PEDRO MORAIS/SCP

Conhecido por ser um clube que aposta verdadeiramente na formação de base – basta olhar para jogadores como Cristiano Ronaldo ou Ricardo Quaresma e para os escolhidos de Ruben Amorim – o Sporting está a seguir a mesma filosofia no futebol feminino e os seus olheiros têm passado por Leiria à procura de craques.

Matilde Nave foi a mais recente contratação para a formação do Sporting, após um longo namoro com os ‘leões’. Antes de si, o emblema de Alvalade já tinha vindo buscar Ana Alves, guarda-redes que jogava na União Desportiva da Serra.

A estas jogadoras falta-lhes competição, sobretudo, diante de equipas unicamente femininas, já que a maioria integra os escalões masculinos, pelo menos até juvenis. Mas o talento está lá e não tem passado despercebido. No caso de Matilde Nave, a jovem começou a jogar por volta dos 7 anos na Academia Desportiva CCMI (ADCCMI) numa equipa mista. Rapidamente se fez notar em campo e o seu talento levava a que fosse sempre convocada.

“Quando tinha 10/11 anos tivemos a abordagem de um dos olheiros do Sporting, que convidou a Matilde para um treino de observação em Lisboa. Eram cerca de 70 a 80 meninas e ficaram duas ou três”, conta Marco Nave, pai de Matilde, que esta semana está em estágio com a selecção nacional sub-16, a sua prenda de Natal. A jovem voltou a realizar mais treinos de observação, mas os

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ