Sociedade

Granizo, vento forte e trovoada previstos para o distrito de Leiria

15 abr 2020 13:49

IPMA emitiu um aviso amarelo

granizo-vento-forte-e-trovoada-previstos-para-o-distrito-de-leiria
Aviso amarelo em vigor até às 18 horas de quinta-feira, dia 16
DR

Até às 18 horas de amanhã, dia 16 de Abril, os distritos de Leiria, Setúbal e Lisboa estão sob aviso amarelo, declarado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido ao vento forte do quadrante sul com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/hora).

Além disso, os distritos de Leiria, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão igualmente estar sob aviso amarelo entre as 6 e as 15 horas, de quinta-feira devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, podendo ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, na região Sul até ao final da manhã e nas regiões Norte e Centro até ao final da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, por vezes forte na região Sul até ao final da tarde, com rajadas até 65 km/h, e sendo moderado a forte nas terras altas com rajadas até 90 km/h.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro e descida da máxima, em especial nas regiões Norte e Centro. As temperaturas mínimas vão variar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Faro e no Porto) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 20 (em Santarém).