Viver

Gravíssimo! conta com Jim Self (voz da nave-mãe de Spielberg) e Oren Marshall (que trabalhou com Radiohead)

1 abr 2022 16:37

Inscrições para a vertente académica do Gravíssimo estão abertas

gravissimo-conta-com-jim-self-voz-da-nave-mae-de-spielberg-e-oren-marshall-que-trabalhou-com-radiohead
Oren Marshall, um dos nomes anunciados esta sexta-feira
DR

Abriram hoje as inscrições para participantes na vertente de academia da 12ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves, que terá lugar em Alcobaça entre 25 e 30 de Julho, “um mês antes da derradeira semana de Agosto onde nos últimos anos este evento se concentrou”, anuncia uma nota de imprensa.

Entre os nomes confirmados, estão presentes Jim Self, “veterano colaborador do compositor John Williams que encarnou a “voz da nave-mãe” no clássico de ficção científica “Encontros imediatos de 3.º Grau””, e Oren Marshall, cujo currículo inclui trabalhos com Radiohead e Bobby McFerrin ou em bandas sonoras como “O Cavaleiro das Trevas Renasce” e “Missão: Impossível — Fallout”. Também actuarão Daniel Perantoni, Demondrae Thurman e R. Winston Morris.

A nota anuncia também a presença Ricardo Antão, Gabriel Antão, Ricardo Carvalhoso e Mauro Martins, “alguns dos maiores talentos [a nível nacional], a quem se juntarão nas próximas semanas muitos outros intérpretes e embaixadores desta família de instrumentos, oriundos tanto de dentro como fora do país”.

Após um interregno de dois anos devido à pandemia da Covid-19, o festival torna a contar com a direcção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção, esperando aliar uma “forte e renovada aposta na formação” a “uma série de concertos de imperdíveis”.

“Além de ser visto, e sentido, como uma vasta e intensa celebração da versatilidade dos instrumentos de metais graves - tuba, eufónio e trombone -, o festival é desde há muito considerado um dos mais importantes do género a nível global”, afirma a nota.

As inscrições decorrem de hoje a 30 de Junho de 2022, dividindo-se em duas fases distintas, podendo os prazos e valores ser consultados no site do festival “através do regulamento e da ficha de inscrição aí disponibilizados”.

O Gravíssimo!, organizado pela Banda de Alcobaça com o apoio da Direcção-Geral das Artes e do Município de Alcobaça, é realizado em estreita colaboração com o Mosteiro de Alcobaça e a Direcção-Geral do Património Cultural.