Economia

Greve desconvocada após acordo entre Grupo Vidrala e colaboradores

27 mar 2021 19:08

Trabalhadores e empresa cederam para evitar paralisação

greve-desconvocada-apos-acordo-entre-grupo-vidrala-e-colaboradores
Empresa concorda num aumento de 20 euros
Ricardo Graça/Arquivo

A greve que estava agendada para este domingo na Gallo Vidro, na Marinha Grande, foi desconvocada, após os trabalhadores terem chegado a acordo com a empresa.

“Nesta última fase, os trabalhadores exigiam um aumento de 30 euros e não os 0,5%, que iria dar valores diferentes e irrisórios para cada trabalhador. O Grupo Vidrala disse que, fazendo um esforço, poderia dar 20 euros a todos. É um valor fixo, o era o pretendido”, adiantou Etelvina Rosa, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV).

As negociações com o Grupo Vidrala, que detém a Gallo Vidro, prolongaram-se pela noite de sexta-feira culminaram ainda no acordo de pagamento do dia de Carnaval, que não é feriado oficial, mas que “será pago como se assim fosse”.

Os colaboradores reivindicavam ainda o pagamento do complemento de Natal e passagem de ano para todos os funcionários que trabalham nestes dias, independentemente do turno que fazem, o que também foi aceite pela empresa.

“Os trabalhadores foram à luta e conseguiram uma mais-valia”, rematou Etelvina Rosa.

No pré-aviso de greve constavam, entre outras exigências, a atribuição de 25 dias úteis de férias para todos os trabalhadores, o direito ao dia de aniversário, considerando-o como folga adicional, a criação de um prémio anual (especial), com condições a definir e a redução do horário de trabalho de todos os funcionários para 35 horas semanais.

Na semana passada, o STIV e a Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro convocaram uma greve na Santos Barosa, também do grupo Vidrala, que iniciou às 21:00 de segunda-feira e terminou na quarta-feira às 13:00, por aumentos salariais de 3,5% e outras reivindicações.