Sociedade

Grupo CAC entrega 120 mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria

29 jul 2020 18:22

Verba destina-se à aquisição de equipamento que vai permitir desenvolver uma nova técnica na área da gastroenterologia

grupo-cac-entrega-120-mil-euros-ao-centro-hospitalar-de-leiria
Licínio de Carvalho (CHL), Rosa Reis Marques (ARSC) e Manuel Sobreiro Ferreira (Grupo CAC)
DR

O Grupo CAC – Companhia Avícola do Centro, através da sua marca Matinados, doou 120 mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL). 
A verba destina-se à aquisição de um equipamento para o Serviço de Gastroenterologia, que permitirá desenvolver uma nova técnica, a dissecação endoscópica submucosa (ESD).

“Com este investimento evitar-se-ão algumas cirurgias, já que o novo tratamento revelou ser muito eficaz na remoção de pequenos tumores”, refere um comunicado do Grupo CAC.

Numa outra nota de imprensa, emitida aquando da assinatura do protocolo, o CHL explicava que a ESD é “um procedimento cirúrgico endoscópico, minimamente invasivo, para excisão de lesões tumorais do tubo digestivo, aplicável em vários segmentos (estômago, recto, cólon, esófago)”.

Trata-se de “uma técnica de primeira linha, que visa responder ao crescente número de casos no CHL, que têm sido referenciados a outras instituições de saúde”. Com “elevada eficácia global”, a ESD “permite a excisão completa de cerca de 80 a 90% das lesões gástrica e 90% das lesões colorretais”, acrescenta a instituição de saúde, frisando que o novo equipamento contribuirá para “diferenciar o nível técnico e assistencial” do seu Serviço de Gastroenterologia.

Segundo o Grupo CAC, a entrega deste donativo está integrada na sua política de responsabilidade social da organização empresarial que, “desde o início do ano já apoiou 70 instituições, número que duplicou face ao período homólogo de 2019”. 

“Estamos a atravessar momentos difíceis, os casos de pessoas com dificuldades económicas e a passar fome multiplicaram-se e o sistema nacional de saúde enfrenta, agora, ainda mais desafios. Neste sentido, o Grupo CAC decidiu abraçar o projecto do serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar de Leiria”, reforça a nota de imprensa do grupo.