Economia

Grupo de Marco Galinha compra posições na Vasp e na Lusa

4 jan 2021 13:10

Empresário de Alcobaça é fundador e CEO do Grupo Bel

grupo-de-marco-galinha-compra-posicoes-na-vasp-e-na-lusa
Marco Galinha
Ricardo Graça/Arquivo

 A Impresa celebrou com a Páginas Civilizadas, do Grupo Bel, do empresário Marco Galinha, contratos-promessa para a venda das suas posições accionistas na Vasp Distribuidora de Publicações e na Lusa - Agência de Notícias de Portugal, avança notícia da TSF/ Lusa.

Num comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Impresa informa que celebrou a 31 de Dezembro de 2020 com a Páginas Civilizadas, empresa veículo do Grupo Bel, um contrato-promessa pelo qual se compromete a vender, por 2,1 milhões de euros, 222 mil acções, com o valor nominal de 3,50 euros, representativas de 33,33% do capital social da Vasp - Distribuidora de Publicações.

Na nota, a Impresa informa ainda que celebrou contrato idêntico para a venda, por 1.250 mil euros, de 476.064 acções, com o valor nominal de 2,50 euros, representativas de 22,35% do capital social da Lusa - Agência de Notícias de Portugal.

No primeiro caso, a celebração do contrato definitivo de compra e venda está sujeita "à finalização de uma auditoria contabilística e financeira, ao não exercício do direito de preferência por parte dos accionistas da Vasp - Distribuidora de Publicações, S.A., ao consentimento da Vasp - Distribuidora de Publicações, S.A. e à não oposição à transacção por parte da Autoridade da Concorrência", refere a nota.

Já a celebração do contrato definitivo para venda das acções da Lusa está sujeita "à finalização de uma auditoria contabilística e financeira e à não oposição à transacção por parte da Autoridade da Concorrência (ou confirmação de que a notificação à Autoridade da Concorrência não é necessária)", acrescenta.

Em Novembro, a Autoridade da Concorrência (AdC) deu luz verde ao Grupo Bel, do empresário Marco Galinha, para ficar com o controlo exclusivo da Global Notícias - Media Group, que detém a TSF, o Diário de Notícias, e outros meios de comunicação social.

O grupo Bel foi fundado em 2001 por Marco Galinha e tem actividades em vários sectores, entre os quais máquinas de vending (máquinas de venda automática) e aeronáutica. Entrou nos media em 2018, através do Jornal Económico. O grupo, que é também proprietário da empresa de sondagens Aximage, tem ainda como accionistas a KNJ Global Holdings Limited e José Pedro Carvalho Reis Soeiro.