Sociedade

Grupo em formação capta novos escoteiros

11 jan 2020 01:51

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. Representa o escotismo aberto a todos, sendo independente, interconfessional e multiétnico.  

grupo-em-formacao-capta-novos-escoteiros
Um acampamento nacional de escoteiros realizou-se na Barosa, em Leiria, em 2018 e contou com a presença do Presidente da República
DR

Desde Outubro de 2019 que alguns adultos voluntários se juntaram para levar para lançar o projecto Grupo de Formação de Leiria para darem oportunidade aos jovens leirienses a possibilidade de se juntarem ao maior movimento juvenil a nível mundial na área do escotismo.

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. Representa o escotismo aberto a todos, sendo independente, interconfessional e multiétnico.  

"Conscientes do potencial jovem que existe na cidade de Leiria, esta equipa, com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Leiria e da União de Juntas de Leiria, que desde o início apoiaram o projecto, está a levar a cabo este desafio, aceitando a inscrição de jovens dos 7 aos 21 anos com vontade de serem escoteiros", refere uma nota do grupo, que pertence à Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).

Assim, durante todos os sábados do mês de Janeiro, o grupo estará no Estádio Dr. Magalhães Pessoa (Porta 2), em Leiria, para receber os jovens interessados em fazer parte deste movimento e para esclarecer todas as dúvidas aos seus encarregados de educação.

"Continuaremos, depois disso, a promover actividades em local e horários a definir e convidamos desde já a juntarem-se a nós neste que poderá vir a ser, oficialmente, mais um Grupo da AEP, que vem dar vida ao distrito de Leiria. Simultaneamente, e perto de nós, está um novo projecto de Grupo em Formação, em Rio de Couros", no concelho de Ourém.

A mesma nota refere ainda que os escoteiros, "enquadram-se nas suas atividades e no método de educação informal que utiliza, a protecção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de jovens e adultos".

O seu foco de actuação centra-se ainda "na educação dos jovens para desempenharem um papel activo na sociedade, através de um método único de educação não formal, assente num sistema de valores".

"Têm ainda como objectivo construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante e no respeito pelo ambiente."

Datas e horários:

Dia 11 - entre as 15 e as 17 horas

dia 18 - entre as 10 e as 12 horas

dia 25 - entre as 15 e as 17 horas