Economia

Grupo Futura lidera projecto nacional para revolucionar os plásticos sustentáveis

11 abr 2025 16:00

A meta é lançar novas linhas de produtos com, pelo menos, 30% de materiais derivados da bio-refinaria do milho e 70% de plásticos reciclados

grupo-futura-lidera-projecto-nacional-para-revolucionar-os-plasticos-sustentaveis
Desenvolvimento de soluções à base de matérias- -primas 100% livres de origem fóssil
Freepik

O Grupo Futura, com sede na Marinha Grande, está na vanguarda da inovação sustentável em Portugal com o projecto Sustainable Plastics— uma Agenda Mobilizadora que junta cinco entidades dos sectores científico, tecnológico e industrial com um objectivo comum: transformar o modo como os plásticos são produzidos, privilegiando modelos circulares e renováveis.

Iniciada em 2023, a iniciativa tem conclusão prevista para o final de2025 e procura desenvolver novas soluções à base de matérias-primas 100% livres de origem fóssil, utilizando compostos reciclados ou bio-materiais como o PLA e o Bio--PBS, ambos compostáveis.

A directora de inovação do Grupo Futura, Cristela Brito, explica que o alvo são novas formulações que incorporem não só plásticos reciclados, mas também componentes de origem orgânica, como o amido de milho.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ