Covid-19

Grupo H Saúde já está a fazer testes de imunidade à Covid-19

5 mai 2020 19:00

Testes serológicos podem ser efectuados nas várias unidades do grupo de saúde, em Alcobaça e em Leiria.

grupo-h-saude-ja-esta-a-fazer-testes-de-imunidade-a-covid-19
Este exame laboratorial “é feito em amostra de soro, após colheita sanguínea”.
DR

O Grupo H Saúde, que tem sede na Benedita, concelho de Alcobaça, já está a efectuar testes serológicos, que permitem avaliar a imunidade à Covid-19.

Os testes podem ser efectuados nas três unidades do Grupo H Saúde – Centro Médico de Pataias, Policlínica da Benedita e Clínica das Olhalvas – das 8 às 11 horas. Fonte do grupo adianta que os testes são efeitos “por ordem de chegada”, sem necessidade de marcação.

Este exame laboratorial “é feito em amostra de soro, após colheita sanguínea”.

“Os testes serológicos, com detecção de anticorpos das classes IgG e IgM, são de extrema importância, pois permitem analisar com maior detalhe a prevalência da doença numa determinada população, identificando indivíduos que desenvolveram anticorpos. Permitem ainda aumentar a sensibilidade do diagnóstico da Covid-19”, refere uma nota de imprensa do Grupo H Saúde.

Naquela nota, é explicado que este tipo de testes deverão ser usados em utentes que tenham apresentado sintomas sugestivos de Covid 19, mas que não tenham sido submetidos a teste por RT-PCR; utentes com alta suspeita clínica para Covid19, mas com resultado de RT-PCR negativo; utentes assintomáticos que possam, ou não, ter tido contacto com doentes Covid19 confirmados e em estudos epidemiológicos.