Economia

Grupo Lena “desmente total e categoricamente” o pagamento de comissões a José Sócrates

16 set 2016 00:00

Presidente da empresa terá confirmado o pagamento de comissões ao antigo primeiro-ministro, mas as afirmações foram negadas pelo Grupo Lena

grupo-lena-desmente-total-e-categoricamente-o-pagamento-de-comissoes-a-jose-socrates-5024

O Grupo Lena “desmente total e categoricamente” o pagamento de comissões ao ex-primeiro-ministro José Sócrates pelo presidente da empresa de Leiria, Joaquim Paulo da Conceição.  

O Correio da Manhã avança hoje, sexta-feira, dia 16 de Setembro, que o presidente do Conselho de Administração do grupo de construção de Leiria teria admitido, no decorrer de um interrogatório, na Polícia Judiciária em Junho, o pagamento de comissões, mas é desmentida pela empresa envolvida no processo da Operação Marquês. 

Em comunicado, a empresa responsável pela comunicação do Grupo Lena, nega “na totalidade do seu conteúdo” as informações citadas pelo diário e adianta que a comissão executiva do grupo Lena emitirá um comunicado ainda esta sexta-feira, com mais informações sobre esta questão. 

De acordo com o Correio da Manhã, que obteve e publicou estas informações, Joaquim Paulo da Conceição teria prestado um depoimento no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal) onde, escreve o diário, confessa ter “subornado o antigo primeiro-ministro José Sócrates”.

"O Grupo Lena desenvolveu contactos, através de Carlos Santos Silva, de forma a procurar obter o apoio do poder político", terá afirmado Joaquim Paulo da Conceição. 

O jornal diário cita o presidente do Conselho de Administração do Grupo Lena que terá afirmado que o apoio se fazia “através de José Sócrates e eram realizados pagamentos para este último" com o objectivo de abrir portas e novos mercados para a empresa.  

O Correio da Manhã escreve ainda que Joaquim Paulo da Conceição entregou ao procurador Rosário Teixeira provas de contratos fictícios entre Santos Silva e o Grupo Lena.