Economia

Grupo Lusiaves e Cristina Ferreira entre os novos donos da TVI

4 set 2020 16:39

Informação foi avançada pelo jornal Expresso após comunicado do grupo Prisa ter confirmado a transacção

grupo-lusiaves-e-cristina-ferreira-entre-os-novos-donos-da-tvi

A espanhola Prisa anunciou hoje a venda da totalidade da sua posição na Media Capital, dona da TVI, por 36,85 milhões de euros, segundo informação que a empresa publicou na Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Madrid.

A maior empresa de comunicação social espanhola vendeu os 64,47% da Media Capital que detinha a vários investidores nacionais e entre eles está a Lusivaves, grupo de Leiria que, segundo o jornal Expresso, irá deter 20% do capital.

Além do grupo detido por Avelino Gaspar, o semanário refere que a CIN (10%), Tony Carreira, Pedro Abrunhosa e Cristina Ferreira passam, também eles, a ser accionistas.

“Uma subsidiária integralmente participada da Prisa (Vertix), assinou hoje com vários investidores acordos independentes de compra e venda de ações da entidade cotizada portuguesa Grupo Media Capital SGPS, S.A, que no seu conjunto representam a totalidade da participação acionista (64,47%) detida pela Vertix na Media Capital”, segundo a informação publicada.

Segundo comunicado também publicado hoje pela empresa multimédia espanhola, os acordos realizaram-se simultaneamente mediante “transmissões independentes em bloco das ações” por um preço total de 36,8 milhões de euros, o que “representa uma valorização implícita da empresa (“enterprise value”) de 150 milhões de euros e um bónus de 63% em relação ao preço por ação oferecido pela Cofina na sua oferta pública voluntária sobre as ações da Media Capital”, publicada no passado dia 12 de agosto.

Até agora, a Media Capital era detida em 64,47% pela Vertix SGPS (Prisa), tendo a Pluris Investments, do empresário Mário Ferreira, 30,22%. O NCG Banco tem 5,05%, sendo que o capital disperso em bolsa ('free-float') é de 0,26%.

Além da TVI, canal generalista em sinal aberto, a Media Capital conta com a TVI24, TVI Reality, TVI Ficção, TVI Internacional e TVI África.