Economia
Grupo Lusiaves investe 10 milhões de euros em ampliação
Avelino Gaspar recebeu a Medalha de Honra da Agricultura.
O Grupo Lusiaves inaugurou hoje a ampliação da Racentro, um investimento de 10 milhões de euros, e anunciou a instalação de um secador de milho que disponibilizará aos produtores nacionais.
Segundo anunciou o presidente do Grupo Lusiaves, Avelino Gaspar, este investimento vai permitir à empresa um crescimento de 50%, passando a ter uma capacidade de produção mensal de 60 mil toneladas, mais 20 mil do que atualmente.
Este investimento permitiu ainda a instalação de um dos maiores secadores de milho do país, com uma secagem de 1.200 toneladas por dia.
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, destacou o investimento "que não teve apoio público" e que, por isso, é "ainda merecedor de maior reconhecimento por parte do Governo".
"É a demonstração inequívoca que o sector agroalimentar no seu sentido mais amplo é um setor que acredita no futuro, que investe e que continua a revelar uma enorme capacidade de inovar, transformar e competir", sublinhou o ministro.
Capoulas Santos adiantou que o "sector agrícola tem conhecido uma dinâmica e, felizmente, apesar das dificuldades e constrangimentos de circunstâncias, como a seca, tem vindo a revelar uma enorme apetência perante o investimento".
O ministro da Agricultura aproveitou o momento para oferecer a Medalha de Honra da Agricultura a Avelino Gaspar, pelo trabalho que tem desenvolvido neste setor, de forma "particularmente dedicada e empenhada".
Leia mais na edição impressa da próxima quinta-feira