Sociedade

Grutas de Alvados ganham zona de contemplação do Vale Encantado

23 fev 2020 13:00

Obra avança este ano para requalificar espaço público e criar miradouro.

Maria Anabela Silva

A zona envolvente às Grutas de Alvados, no concelho de Porto de Mós, vai ser requalificada, com a criação de um miradouro que permitirá contemplar “em segurança” o denominado Vale Encantado, localizado entre Alvados e Alcaria. O projecto foi apresentado na última reunião de Câmara, que decorreu nesta União de Freguesias, prevendo- se que a obra comece ainda este ano.

O presidente do Município, Jorge Vala, explica que a intervenção pretende, por um lado, requalificar uma área que se encontra “degradada”, e, por outro, melhorar as condições de segurança para a circulação e paragem no local. “Temos muita gente a passar e parar para contemplar a vista que é, de facto, maravilhosa, mas nem sempre o fazem de forma segura e o estacionamento é algo anárquico”, frisa o autarca.

O projecto prevê a criação de uma zona para aparcamento, de um relógio solar e de percursos de contemplação, delimitados por muros em pedra, elemento característico das Serras de Aire e Candeeiros. Haverá ainda uma representação de uma queda de água, numa alusão à Fórnea, o anfiteatro natural localizado também em Alvados.

Segundo Jorge Vala, o objectivo da intervenção é “criar um espaço de contemplação sem ferir a paisagem, que permita a quem passa parar em segurança e observar o ‘Vale Encantado’, desfrutando de uma paisagem única, que deve ser potenciada”.

Este é um dos vários investimentos na área do turismo e do lazer que o município tem programados para Alvados e Alcaria, onde de inclui a criação de uma ecovia a ligar as duas localidades e de uma zona interpretativa de acesso e de visitação da Fórnea, ainda em fase de projecto. Quase concluída está a reconversão do antigo Centro de Actividades de Ar Livre em Posto Avançado de Turismo de Natureza.