Sociedade

Guia, Ilha e Mata Mourisca decidem divórcio ou manutenção da relação

17 set 2022 14:30

Auscultação à população nesta união de freguesias do concelho de Pombal acontece este domingo. Eleitores reivindicam mais informação na consulta sobre desagregação.

guia-ilha-e-mata-mourisca-decidem-divorcio-ou-manutencao-da-relacao

No dia 18, domingo, a população da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, no concelho de Pombal, participa numa consulta popular para decidir se alguma das freguesias deve seguir o seu caminho sem as outras, se se mantêm na união ou se esta se desagrega completamente.

Desde que, em 2013, o Governo de Pedro Passos Coelho, fundiu várias freguesias em Portugal, que o tema não é pacífico e, como seria expectável, a campanha no oeste do concelho de Pombal, trouxe discussão e divisão aos habitantes. Os eleitores reinvindicam mais informação na consulta sobre a desagregação. 

Já no concelho de Leiria, a Assembleia de Freguesia (AF) da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes decidiu, na terça-feira, promover sessões de esclarecimento em cada uma das antigas sedes de freguesia, com o objectivo também de auscultar a população. O agendamento das sessões aguarda pelo envio de informação solicitada à Direcção-Geral das Autarquias Locais