Desporto

Há talento na linha de produção da fábrica da Marinha Grande

19 fev 2016 00:00

Marinha Grande, a capital do vidro? Actualmente será mais correcto falar-se da mina de diamantes. Porquê? Por estes dias, estão a ser polidas por aquelas bandas três preciosidades, daquelas que prometem fazer badalar o nome da cidade por muito tempo.

ha-talento-na-linha-de-producao-da-fabrica-da-marinha-grande-3128

Sabe de quem estamos a falar? Nós apresentamos. Senhoras e senhores, eis João Pinto, Oleksandr Lyashchenko e Suzana Cruz. Eles prometem ser o futuro do nosso atletismo.

No passado fim-de-semana, no decorrer dos Campeonatos Nacionais de Juniores de pista coberta, estes três miúdos estiveram em destaque. Oleksandr, de 19 anos, revalidou os títulos nacionais do salto em comprimento (6,92 metros) e do triplo salto (14,78 metros). João, de 18, renovou os ceptros dos 60 (6.87 segundos) e dos 200 metros (22.33 segundos).

Conquistaram ainda a medalha de ouro na estafeta dos 4x200 metros pelo Sporting, emblema que representam desde o Verão. Por sua vez, Suzana Cruz, de 17, ainda está no Clube de Atletismo da Marinha Grande (CAMG) e sagrou-se campeã nacional do salto em comprimento (5,56 metros).

Fomos ter com eles ao Estádio Municipal da Marinha Grande, onde treinam todos os dias na companhia de Ângelo Santos, o elemento agregador do grupo. Esta é a quarta temporada em que são orientados por Miguel Lucas.

“O Oleksandr vinha do lançamento do dardo. Tinha-se lesionado num cotovelo e o treinador perguntou-me se se podia juntar ao meu grupo. Disse-lhe que podia, mas que tinha de treinar saltos. Rapidamente mostrou que tinha talento.”

Quanto a João Pinto, “fazia salto em altura e alguma velocidade”. “Toda a gente apontava que poderia vir a ser um bom quatrocentista, mas percebi que tinha características para ser um bom velocista.” Finalmente, Suzana Cruz. “Dizem que é pequenina e frágil, mas tem evoluído de forma consistente e já chegou ao 5,74 metros em pista coberta.”

Ora, pelas mãos deste treinador e psicólogo desportivo passou Carlos Calado, um dos maiores fenómenos do atletismo português, tanto na velocidade, como nos saltos horizontais.

Com Oleksandr, João e Suzana, os objectivos também não podem ser tímidos, mesmo quando parecem irrealistas. Por isso, Miguel Lucas não tem pejo em afirmar que quer ver os três no Campeonato do Mundo de juniores, em Bydgoszcz, Polónia, de 19 a 24 de Julho. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.