Saúde

Há traqueias e brônquios artificiais a nascer em Leiria

9 fev 2020 12:00

Projecto de 1,6 milhões junta hospital, Politécnico e Moldes RP.

ha-traqueias-e-bronquios-artificiais-a-nascer-em-leiria
Projecto SaFe envolve Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Chama-se SaFe e tem a ambição de desenvolver, produzir e testar in vivo traqueias e brônquios artificiais (implantes traqueobrôquios), através de próteses em silicone. O projecto, financiado em cerca de 1,1 milhões de euros pela União Europeia, junta o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o Politécnico de Leiria e a Modes RP, empresa da Marinha Grande.

O primeiro protótipo deverá ficar concluído “ainda este semestre”. Essa é, pelo menos, a expectativa de Salvato Feijó, director do Serviço de Pneumologia do CHL e investigador principal do projecto, que há anos tinha sido idealizado pelo médico. “Tentei implementá-lo em Lisboa, quando estive no Hospital de Santa Maria, mas nos grandes centros a ligação da universidade às empresas é muito mais difícil. Em Leiria há o ambiente ideal para este tipo de projectos”, afiança.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ