Saúde

Há utentes a ir mais de 50 vezes por ano à urgência do hospital

23 dez 2022 20:01

Este ano, o Centro Hospitalar de Leiria registou quase 3.500 casos de utilizações frequentes (mais de quatro) da urgência. Houve um utente que recorreu ao serviço 152 vezes.

ha-utentes-a-ir-mais-de-50-vezes-por-ano-a-urgencia-do-hospital
Utilização indevida da urgência agrava tempos de espera
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Este ano, houve quem recorresse à urgência do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) mais de 20, 30, 50 ou de 100 vezes, ultrapassando, em muito, os parâmetros definidos pelos termos de referência para a contratualização de cuidados no Serviço Nacional de Saúde para 2023, que classifica como utilizador frequente quem vá mais de quatro vezes por ano. São os designados hiper-utilizadores, que, em muitos casos, repetem esse comportamento com os cuidados de saúde primários.

De acordo com dados facultados pelo CHL, este ano, até ao final de Novembro, houve 3.486 doentes que recorreram mais de quatro vezes à urgência, superando o número registado em todo o ano de 2021 (3.019). Desses “doentes frequentes”, 20 registaram mais de 20 idas à urgência e, destes, três recorreram ao serviço em mais de 50 ocasiões.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ