Viver

Hádoc regressa com sete filmes e inclui nomeados aos Óscares

15 mar 2023 11:00

Cinema documental em Leiria durante três meses

hadoc-regressa-com-sete-filmes-e-inclui-nomeados-aos-oscares
A Loja de Penhores, de Łukasz Kowalski
DR

O filme que conta a história de um dos maiores êxitos discográficos de Leonard Cohen (e que, em paralelo, percorre a carreira do cantor e compositor) abre o próximo festival de cinema documental Hádoc, em Leiria.

Hallellujah: Leonard Cohen, uma Viagem, uma Canção é exibido a 4 de Abril, no arranque de uma programação que inclui dois nomeados aos Óscares, um realizador português e produções com a participação de dez países (Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Polónia, Portugal, Suíça, Uruguai e Canadá).

Na décima segunda edição, o Hádoc apresenta uma selecção de sete filmes, com periodicidade quinzenal, às terças-feiras, ao longo de três meses. As sessões no Teatro Miguel Franco começam às 21:30 horas.

Hallelujah: Leonard Cohen, uma Viagem, uma Canção, de Daniel Geller e Dayna Goldfine, que tiveram acesso a material inédito, constitui, na opinião de António Madeira, um dos coordenadores e programadores do Hádoc, “um fantástico documentário” sobre o processo criativo do escritor e músico canadiano, enquanto O Território e A Retirada são filmes “de grande importância para a compreensão da actualidade”.

“Como é nosso apanágio, continuamos a apostar no cinema independente e de autor, com A Loja de Penhores e Périphérique Nord”, acrescenta, numa nota enviada ao JORNAL DE LEIRIA, que este ano volta a apoiar o Hádoc enquanto parceiro de comunicação.

Depois de Hallellujah: Leonard Cohen, uma Viagem, uma Canção (Estados Unidos, 2021, selecção oficial IDFA 2022, Biennale de Venezia 2022 e Tribeca Film Festival 2022) na abertura, a 4 de Abril, o festival prossegue no dia 18 do mesmo mês com a exibição de Tudo o Que Respira (Índia, Reino Unido, Estados Unidos, 2022), de Shaunak Sen, que aborda a relação entre o homem e a natureza, melhor documentário no Sundance Film Festival 2022, melhor filme, melhor realizador e melhor edição International Documentary Association 2023, nomeado para os Óscares 2023 e para os BAFTA 2023 e selecção oficial Festival de Cannes 2022.

No mês de Maio, respectivamente nos dias, 2, 16 e 30, são exibidos O Território, de Alex Pritz (Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, 2022), acerca da extracção ilegal de madeira e minerais no espaço de povos indígenas, prémio especial do júri no Sundance Film Festival 2022; A Loja de Penhores (Polónia, 2021), de Łukasz Kowalski, selecção oficial IDFA 2022 e Visions du Réel 2022; e A Retirada (Estados Unidos, 2022), de Matthew Heineman, melhor filme do DOC NYC 2022, uma análise aos últimos meses das forças armadas americanas na guerra do Afeganistão.

Em Junho, o Hádoc dá a conhecer, no dia 13, o documentário Périphérique Nord (Portugal, Suíça, Uruguai, 2022), de Paulo Carneiro, sobre carros, identidade e comunidade, menção especial melhor realização no IndieLisboa 2022 e selecção oficial Visions du Réel 2022; e encerra no dia 27, com Amor Vulcânico (Estados Unidos, Canadá, 2022), de Sara Dosa, uma exploração do amor, da ciência e dos vulcões, nomeado para os Óscares 2023 e para os BAFTA 2023, prémio do público Visions du Réel 2022 e prémio melhor edição Sundance Film Festival 2022.

Programa Hádoc 2023
4 de Abril: Hallellujah: Leonard Cohen, uma Viagem, uma Canção
18 de Abril: Tudo o Que Respira
2 de Maio: O Território
16 de Maio: A Loja de Penhores
30 de Maio: A Retirada
13 de Junho: Périphérique Nord
27 de Junho: Amor Vulcânico