Sociedade

Homem ameaça de morte companheira e fica com pulseira electrónica

21 set 2021 16:53

GNR de Caldas da Rainha detém um suspeito de 54 anos

homem-ameaca-de-morte-companheira-e-fica-com-pulseira-electronica
O NIAVE da GNR tem apoiado as vítimas de violência doméstica
Ricardo Graça

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve um homem de 54 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho das Caldas da Rainha, na sexta-feira.

Segundo uma nota de imprensa divulgada hoje, após ter sido presente ao Tribunal Judicial de Nazaré, foram aplicadas ao arguido as medidas de coacção de apresentações diárias no Posto da GNR local, proibição de contactos com as vítimas por qualquer meio e afastamento da residência familiar, vigiado por pulseira electrónica.

Ficou ainda proibido de adquirir ou usar armas.

A detenção do homem surgiu na sequência de uma investigação, na qual os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligiu maus tratos verbais, psicológicos, físicos e ameaças de morte com recurso a arma de fogo, à sua companheira de 46 anos e às filhas de ambos, de 22 e 25 anos.

Durante a relação de 26 anos, o agressor controlava a vítima, provocava medo, limitando a sua vida social e familiar, impedindo-a da sua livre autodeterminação, constata a GNR.

Nos últimos dias, a escalada de violência aumentou, culminando numa outra agressão física com recurso a arma de fogo, que apontou à cabeça da vítima e às filhas de ambos, que intercederam em defesa da mãe. As vítimas, temendo pela sua integridade física e pela sua própria vida, abandonaram a sua residência.

No seguimento das diligências policiais foram realizadas três buscas, uma em residência e duas em veículos, resultando na apreensão das três armas do suspeito.