Viver

Homenagem ao maestro Joaquim Vicente Narciso na biblioteca de Leiria

27 jun 2026 14:00

A iniciativa destaca o contributo para o meio cultural da região e o estudo de vários compositores locais

homenagem-ao-maestro-joaquim-vicente-narciso-na-biblioteca-de-leiria
Dirigiu inúmeros coros na cidade, ao longo de décadas
Jacinto Silva Dura (imagem de arquivo)

Nascido em 1941 na Chainça, freguesia de Santa Catarina da Serra, dedicou-se, por mais de 30 anos, à investigação do património musical da região, com o propósito de salvaguardar obras de compositores dos séculos XIX e XX.

Em 1993, foi galardoado pelo município pela dedicação e entusiasmo no estudo e divulgação da música de Leiria.

Este sábado, 27 de Junho, o maestro Joaquim Vicente Narciso volta a ser homenageado, desta vez na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, numa sessão com início às 18 horas.

O programa prevê uma visita com exibição de obras doadas por Joaquim Vicente Narciso, seguindo-se uma conversa com intervenção do maestro e da vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Graça, antes da actuação do Coro do Orfeão de Leiria.

Joaquim Vicente Narciso envolveu-se, nomeadamente, na recolha dos espólios de Inácio Aires de Azevedo (1833-1902), José de Oliveira Zúquete (1853-1926), Ernesto Rola Henriques (1902-1975) e José Belo Marques (1898-1987), entregues ao Arquivo Distrital de Leiria. O trabalho resultou na publicação de três livros, na primeira apresentação pública da obra Te Deum, de Inácio Aires de Azevedo, originalmente composta em 1870, e na reposição da opereta Alda, de José de Oliveira Zúquete, que tinha sido estreada em 1895.

Coros e livros

Professor de órgão em diversas escolas, Joaquim Vicente Narciso foi mestre de coro e organista no Santuário de Fátima e dirigiu o Coral da Sé de Leiria, o Coral da Filarmónica das Cortes, o Coral da Filarmónica dos Pousos (SAMP), o Coral BNU Leiria, o Coral Calçada Romana, o Coral Cantábilis da CGD Leiria e o Coral Quolibet.

Em paralelo, promoveu encontros de coros e participou em eventos nacionais e internacionais, desenvolveu com a Câmara de Leiria programas para os corais do concelho, organizou o Festival Internacional de Música Afonso Lopes Vieira, formou e dirigiu o Teatro das Cantigas e integrou o Coral Sinfónico de Portugal.

Através de recolhas e trasladações, Joaquim Vicente Narciso contribuiu para a publicação de obras como o Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura de José Ribeiro de Sousa e o Cancioneiro da Região de Leiria de António Aleixo.